Intestino NeurogĂȘnico
- Natalia Bezerra
- Jan 26, 2021
- 2 min read

O intestino neurogĂȘnico Ă© uma condição que afeta o processo de armazenamento e eliminação de fezes. ApĂłs uma lesĂŁo medular, o sistema nervoso nĂŁo consegue mais controlar a função intestinal da mesma maneira. A lesĂŁo neurolĂłgica bloqueia as mensagens que partem do sistema digestĂłrio para o cĂ©rebro e deste pela medula espinhal, de volta para o intestino.
Em condiçÔes normais, quando as fezes sĂŁo empurradas para o reto, Ă© desencadeada uma ação reflexa que provoca a contração do esfĂncter anal, mantendo-o fechado para que as fezes nĂŁo possam escapar. Logo apĂłs vem a percepção destas fezes no reto e, voluntariamente, se contrai o esfĂncter anal para segurĂĄ-las e no momento adequado, no banheiro, ocorre o relaxamento deste esfĂncter e a expulsĂŁo das fezes. Portanto, a falta do reflexo ocasionado pela lesĂŁo neurolĂłgica impede que o sujeito perceba as fezes no reto e e controle o seu esfĂncter anal. Isto tambĂ©m pode afetar a peristalse â como as fezes se movem atravĂ©s do seu cĂłlon.
Desta forma se faz necessĂĄrio um planejamento de rotinas que poderĂĄ ajudar esse paciente a evitar problemas como a constipação, dores e perdas de fezes em momentos indesejados, pois, na grande maioria dos pacientes, a perda de fezes ocorre devido uma ampola retal sempre cheia que transborda aos mĂnimos esforços. AlĂ©m disso, sabemos que uma ampola retal vazia e um bom funcionamento intestinal, melhora a função urinĂĄria.
Em primeiro lugar, precisamos melhorar a peristalse ou a consistĂȘncia das fezes (a depender do paciente) com uso de medicação associada. Ă necessĂĄrio tambĂ©m auxiliar de forma manual, com massagem abdominal, os movimentos intestinais, sempre escolhendo um momento do dia, sempre nos mesmos horĂĄrios, por isso chamamos de rotina. ApĂłs a massagem, deve ser estimulado a evacuação. Tentamos ao mĂĄximo evitar a estimulação dĂgito-retal, pois pode criar traumas, principalmente se o paciente for uma criança. Devemos incentivar a expulsĂŁo das fezes no vaso sanitĂĄrio, com os joelhos e tronco apoiados (a adaptação vai depender da condição do paciente) e o movimento de respiração para ativar o mĂșsculo transverso do abdĂŽmen e expulsar, desta forma, as fezes.
A rotina se faz importante a medida que vamos condicionando o sistema intestinal a funcionar naqueles horĂĄrios.
Hoje jĂĄ sabemos que a neuromodulação pode auxiliar nesse processo, a media que ativa os reflexos neurolĂłgicos para evacuação e peristalse, se tornando um aliado para o tratamento das disfunçÔes neurogĂȘnicas do trato urinĂĄrio e intestinal.